Jesus o Maior psicologo que ja existiu...
JESUS, O MAIOR PSICÓLOGO QUE JÁ EXISTIU
O autor Mark W. Backer se propõe a falar sobre como os ensinamentos de Jesus tinham tanto poder. Seus estudos psicológicos sobre esses ensinamentos nos levam a entender porque suas palavras exerciam um impacto tão profundo nas pessoas que o seguiam, e a compreenderem, ao ponto de fazê-las com que quisessem ouvi-lo.
PRIMEIRA PARTE – ENTENDENDO AS PESSOAS
CAPÍTULO 1 – ENTENDENDO COMO AS PESSOAS PENSAM
Jesus falava em parábolas, para que fosse compreendido pelas pessoas que estavam a seu redor. Era a forma de se expressar utilizando situações do cotidiano daqueles que o ouviam.
Precisamos conhecer profundamente o que estamos falando, ao ponto de podermos transmitir com sabedoria, para que as nossas verdades sejam atrativas as outras pessoas. É necessário convicção, mas com flexibilidade, pretender ser o dono da verdade é muito negativo, pois por melhor que sejam as intenções, pode-se estar equivocado.
As situações devem ser analisadas com muito cuidado, pois entendemos segundo o que temos de informações a respeito, por muitas vezes, não correspondendo a realidade. Entender a realidade é imprescindível para sentimos seguros e dominarmos a situação. Quando temos medo, condenamos o que não conhecemos.
Essa autocondenação é humilhante, mas essencial para que haja mudanças. Precisamos mudar nossas convicções, Jesus ensinava que não eram os fatos que geravam transformações, mas sim a fé. Dessa forma Jesus mostrava que não queria que as pessoas se sentissem condenadas , mal consigo mesmo, mas sim amadas por Deus. Contudo, as vezes é necessário nos sentirmos culpados para podermos reparar nossas falhas e aprendermos com ela. Jesus queria que as pessoas se livrassem da autocondenação , não que ficassem presas a elas.
A verdade não é relativa, Jesus nos ensina que sim é sim, e que Ele é a verdade, levando a tornarmos pessoas convictas. Ao lavar os pés dos discípulos Jesus demonstrou humildade, não