CRISTOLOGIA LIVRO
ANDRÉIA MARIA DA CONCEIÇÃO
CLAUDIO DE SANTANA OLIVEIRA
SHEILA DE JESUS OLIVEIRA
SILVANA TEIXEIRA DE SANTANA
SOLANGE OLIVEIRA SILVA
Trabalho apresentado ao curso de Graduação em Teologia, do Instituto de Desenvolvimento Educacional Brasileiro – IDEB como um dos pré-requisitos para obtenção da nota parcial da disciplina de Cristologia, no 4º período, sob a orientação do professor João Paulo Vargas.
Antas – BA
Outubro de 2014
BAKER, Mark W. Jesus, O Maior Psicólogo Que Já Existiu. 1 ed. São Paulo: Sextante, 2005.
O PAPEL DOS SENTIMENTOS pág.77
Conforme o autor, os pais que acolhem os sentimentos dos seus filhos estão na verdade ajudando-os a solidificar uma identidade que os conduzirá através da vida. Ajudar as crianças, e também os adultos, a identificar os seus sentimentos os ajuda a crescer. Jesus ensinou que as pessoas espiritualizadas relacionam-se de coração para coração.
Mais adiante ele nos fala sobre a conexão entre as pessoas que só é plenamente exercida quando a intimidade é vivida pela expressão clara dos sentimentos. Jesus nunca colocou o valor intelectual acima da pureza de coração, e sabia que o sofrimento pode nos tornar melhor ou mais amargo. O próprio sofrimento dele era uma parte inevitável da sua vida, e enfrentá-lo foi fundamental para a sua missão na Terra. Jesus demonstrou com sua vida qual é a maneira de sobreviver ao sofrimento, mesmo nos momentos mais difíceis, Jesus nunca perdeu a sua ligação com Deus. Ele não tentou passar sozinho pelo sofrimento. E é isso o que ele nos ensina, o sofrimento é tolerável se não tivermos que suportá-lo sozinhos.
CONHECENDO O SEU PODER PESSOAL pág. 98-102
Apresenta-nos o autor a existência de muitos tipos de poder: físico, político, financeiro, intelectual, espiritual, pessoal; a lista é bem longa. Embora algumas pessoas persigam o poder em todas as suas formas, Jesus só estava interessado no poder verdadeiro, aquele que perdura.
Alguns pensam no