Jesus e a vida sem culpa
Estudo nas cartas de João - 1 João 2: 1-12
1-4 Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo. Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos. Aquele que diz: “Eu o conheço”, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele.
5-6 Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele: aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou.
7 Amados, não lhes escrevo um mandamento novo, mas um mandamento antigo, que vocês têm desde o princípio: a mensagem que ouviram.
8-11 No entanto, o que lhes escrevo é um mandamento novo, o qual é verdadeiro nele e em vocês, pois as trevas estão se dissipando e já brilha a verdadeira luz. Quem afirma estar na luz mas odeia seu irmão, continua nas trevas. Quem ama seu irmão permanece na luz, e nele não há causa de tropeço. Mas quem odeia seu irmão está nas trevas e anda nas trevas; não sabe para onde vai, porque as trevas o cegaram.
12 Filhinhos, eu lhes escrevo porque os seus pecados foram perdoados, graças ao nome de Jesus.
VAMOS PENSAR UM POUCO?
Baseado nos estudos do Rev. Ludgero Bonilha Morais
1- Por que motivo João escreve esta carta? (v 1);
2- Aqui ele está tratando com um outro grande problema que afeta a felicidade humana, o problema da culpa. Entretanto, se pecarmos, temos um mediador, alguém que intercede por nós. (Propiciação no dicionário: ato de interceder, mediar, colocar-se no lugar de)
3- V7 João nos adverte que todos nós devemos reter somente aquilo que é “desde o princípio”. Se alguém vem a você com algo novo, diz ele, não creia. Isto tem que ser “desde o princípio”. As seitas hoje estão dizendo: “Olhem, nós temos algo