Jesus e Buda
Existem alguns relatos que jesus tenha passado sua juventude estudando budismo, aqui vão as semelhanças entre os dois.
Andar sobre as águas (Jesus x Buda)
Buda: “Ele anda por sobre a água sem parti-la, como se estivesse em terra firme”. (Anguttara Nikaya 3:60 )
Jesus: “...foi ter com eles, andando sobre o mar...” (Marcos 6:48 )
A ganância pelas riquezas do mundo
Buda: “Riquezas tornam o homem ganancioso e então como uma caravana seguindo o seu caminho até o inferno”. (Jatakamala 5:5 & 15)
Jesus: “É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus”. (Marcos 10:25)
Os tesouros que o homem não pode roubar
Buda: “Que o homem sábio faça o correto: um tesouro que os outros não podem partilhar, que nenhum ladrão pode roubar, um tesouro que não fica para trás”. (Kuddakapatha 8:9)
Jesus: “Mais juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam”. (Mateus 6:19-20)
Buda: ”É mais fácil ver os erros dos outros que os próprios; é muito difícil enxergar os próprios defeitos. Espalham-se os defeitos dos outros como palha ao vento, mas escondem-se os próprios erros como um jogador trapaceiro”.
Jesus: ”Por que olhas o cisco no olho de teu irmão e não vês a trave no teu? Como ousas dizer a teu irmão: deixa-me tirar o cisco de teu olho, pois sei corrigir o teu erro de visão? Hipócrita, tira primeiro o engano da tua visão, e só então poderás tirar o cisco do teu companheiro”.
Buda: “Não importa o que um homem faça, se seus actos servem à virtude ou ao vício, tudo é importante. Toda ação acarreta frutos”.
Jesus: “Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar bons frutos. Porventura colhem-se figos de espinheiros ou ervas de urtigas? Toda árvore se conhece pelos frutos”.
Buda: ”A pessoa má fala com falsidade, acorrentando os pensamentos às palavras. Aquele que fala mal e rejeita o que é verdadeiramente justo não é sábio”.
Jesus: ”O