Significado de Budismo
O Budismo é orientado pelos ensinamentos de Buda que pretendem mostrar o caminho da libertação através de práticas e crenças espirituais. De acordo com o Budismo, a disciplina mental pode aliviar o sofrimento do ser humano levando-o a atingir o estado supremo de plenitude: o Nirvana.
O Budismo é uma prática muito popular na Ásia, no entanto há praticantes espalhados por todo o mundo. A doutrina budista é dividida em dois grandes ramos: Theravada, a mais antiga escola budista e Mahayana, da qual faz parte o Budismo Tibetano, o Zen, dentre outras escolas.
As Três Joias (também conhecidas como Três Tesouros, Três Refúgios ou Gema Tripla) são as bases das tradições e práticas budistas, nas quais os seguidores se refugiam. Consistem em ter como mestre Buda, o Iluminado; seguir os seus ensinamentos, o Dharma; participar da comunidade budista, a Sangha.
O Budismo Tibetano (também designado por Iamaísmo) é uma prática com forte presença no Brasil, sendo o líder Tenzin Gyatso, o Dalai Lama, sua figura mais representativa.O Budismo é uma das religiões mundiais principais em termos de seguidores, distribuição geográfica e influência sócio-cultural. Enquanto é grandemente considerado uma religião "Oriental", está se tornando cada vez mais popular e de grande influência no mundo Ocidental também. O budismo é uma religião bastante peculiar, pois é uma religião bastante semelhante ao hinduísmo no fato de que ambos são chamados de religiões "orientais", ambos acreditam em Carma (ética de causa e efeito), Maya (natureza criativa e mágica da ilusão), Samsara (o ciclo de reencarnação), entre outras coisas. Os budistas acreditam que o objetivo principal da vida é o de alcançar a “iluminação”, como eles acham que ela existe.
O seu fundador foi Siddhartha Guatama. Ele nasceu à realeza na Índia mais ou menos 600 anos antes de Cristo. Como a história conta, ele viveu e