Budismo
CANOINHAS – SC Terezinha de Fátima Juraczky Scziminski
Curso: Ciências da Religião
Budismo é uma palavra ocidental para designar o conjunto de práticas, vivencias dos ensinamentos de Sidharta Gautama E Buda não é nome de ninguém, designa um estado, uma qualidade, aquele que atingiu o budato, que significa despertar.
Segundo (ROCHA, 2000, p.16)
Alguns autores marcam a data de 523 a.C., outros 526 ate 556, mas o certo é que ele nasceu no sexto século antes da era cristã. Nessa época a Índia vivia uma febre de desenvolvimento nos mais variados campos, no campo das idéias, das artes, das ciências e até das guerras. Sistemas filosóficos aprofundavam-se e outros erigiam-se, uns se fundiam-se com outros, os mais fortes absorviam os mais vacilantes.
É nesse entrelaçado cultural que surgia um cidadão que se chamava Sidharta, que mais adiante veio a ser chamado de Buda, ou simplesmente, o Iluminado ou Desperto. Sidharta Gautama é originário de uma casta de nobres guerreiros, quando tornou-se Buda não proclama tal revelação como Jesus e Maomé, ele é assaltado por dúvidas sobre sua missão.
O Budismo surgiu da insatisfação de um jovem príncipe, chamado Sidarta Gautama Sakyamuni, que nasceu na cidade de Kapilavastu, localizada no centro-norte da Índia, atualmente Nepal, no oitavo dia do quarto mês, aproximadamente 565a.C.
Conta a tradição, que Sidarta levava uma vida luxuosa, cheia de confortos e regalias, sem que nada lhe pudesse dar a idéia das agruras e vicissitudes da vida. Seu pai, o Rei Sudodhana, empenhava-se tanto em mantê-lo afastado dessas realidades, que o proibiu de ultrapassar as muralhas do palácio, onde ele usufruía do luxo e da riqueza, alimentos maravilhosos, contato somente com pessoas bonitas e alegres, com belos e bem cuidados jardins e pomares, enfim, tudo aquilo que um ser humano pode desejar como agradável para os sentidos.
Em texto escrito por monge Budista Zen , após certos acontecimentos, o jovem