JESUS: UM MODELO DE LIDERANÇA INCLUSIVA
A sociedade pós-moderna tem necessitado de lideres espirituais, ou pessoas envolvidas em lideranças estratégicas de pessoas, que sejam coerentes em relação ao que proferem em seus discursos humanitários e homilias, e igualmente capazes promover a inclusão social à luz das Escrituras, partir da sua comunidade de fé. A liderança vivenciada e ensinada por Jesus combate essencialmente à segregação ou quaisquer outros fatores exclusivistas. Objetivando conscientizar essa geração de líderes, pastores, padres, pensadores e ainda educadores religiosos, quanto à necessidade de reintegrar à sociedade aqueles que estão vivendo à sua margem, oprimidos por um sistema repleto de preconceitos e discriminação. Neste trabalho fica explícita a atuação de Jesus como agente inclusor, pela forma empática com a qual compartilhava sua visão com os menos favorecidos em seu contexto histórico-cultural. Oportunizando com isso, vida, respeito e dignidade para aqueles já desacreditados de si mesmos e de todos. Ele deu o melhor de si apostando em uma gestão servidora desprovida de pretensões políticas, soberba ou orgulho.
O presente tema foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica, e está estruturado sob a forma de capítulos e considerações haja vista haver todo um acervo sobre o mesmo, sendo o modelo de liderança proposto aplicável à vida de qualquer líder em projeção ou que já esteja desempenhando funções de liderança, e amplamente capaz de trazer resultados positivos e duradouros. A maior prova disto é o fato de no passado e ainda hoje bilhões de pessoas estarem sendo influenciadas pela pessoa de Jesus de Nazaré o maior líder de todos os tempos. (James C. Hunter, 2004).
1 JESUS: UM POBRE JUDEU NASCEU PARA LIDERAR
Sempre correremos o risco de sermos simplórios quando o assunto é Jesus de Nazaré. A apesar de a sua mensagem estar a mais de dois mil anos e uma década distante - a despeito das mudanças ocorridas ao longo dos séculos que nos separam deste