jesus 3
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
ÉTICA: PESSOA E SOCIEDADE
31ª Assembléia Geral
Itaici-SP, 28 de abril a 7 de maio de 1993
APRESENTAÇÃO
O documento “Ética: Pessoa e Sociedade”, objeto de sucessivas redações, foi discutido e aprovado pela 31ª Assembléia Geral da CNBB como inadiável tomada de posição e proposta de diálogo. Ele expressa posicionamentos fundamentais da Igreja Católica no amplo debate que vai hoje tomando corpo no sentido de resgatar os valores éticos em todos os níveis da vida nacional.
O tema da ética, na vida pessoal e na sociedade, pertence a todos. Sua importância e amplidão questionam todos os cristãos e pessoas de boa vontade, bem como as instituições e organizações da sociedade civil.
A Assembléia Geral da CNBB oferece sua reflexão e permanece aberta a toda colaboração que lhe possibilite precisar melhor ou enriquecer o presente texto.
Itaici, 6 de maio de 1993
† Luciano Mendes de Almeida
† Serafim Fernandes de Araújo
† Antônio Celso de Queiroz
1. Nós, Bispos da Igreja Católica do Brasil, reunidos na 31ª Assembléia Geral, queremos manifestar nossa solidariedade com tantas pessoas que “têm fome e sede de justiça” (Mt
5,6)1 e procuram corajosamente ser fiéis aos valores humanos e evangélicos, mas sofrem pela crise ética da nossa sociedade. Os sinais desta crise são evidentes, e a opinião pública os aponta. Falta honradez na vida política, profissional e particular.
Impressionantes são os níveis de violência, discriminação social, abuso do poder, corrupção, permissivismo, cinismo e impunidade. Chega-se à deformação das consciências, que aceitam como “normal” ou “inevitável” o que não tem nenhuma justificativa ética.
2. Em nosso nome de pastores e em nome de todos que se angustiam com a crise ética atual, apresentamos este documento para incentivar a busca de novos padrões éticos, que levem a comportamentos moralmente corretos e socialmente construtivos, e para trazer a contribuição da ética cristã, em consonância com o Magistério da