Jerusalem
Tomás Borralho Nº26 10ºA
Ficha de Leitura
1. TAVARES, Gonçalo; Jerusalém; 14ª Edição; Caminho; 2004.
2. O género da obra é o romance.
3. O meu grau de adesão a esta obra foi muito grande. Adorei toda a obra, e tudo o que se passou nela.
4. Esta obra não é difícil de ler, lê-se com facilidade e com alguma descontracção. Durante a obra, existem capítulos que nos intrigam tanto que queremos saltar páginas de forma a compreender o que vai acontecer. Algumas personagens desta obra são (talvez possa chamar) estranhas, mas tão interessantes que queremos saber mais sobre elas. Uma obra fantástica, intrigante e diferente, que é muitas vezes o que procuramos.
5. Theodor Busbeck, um senhor muito conhecido, considerado Homem do Ano, é um excelente médico, investigador e um homem sério, muito sério.
Hinnerk, o violento, conquista-nos pelo terror interno em que vive, pelo medo que exala em cada sudação e pela exibição do pânico de um soldado constantemente em guerra.
6. Os temas tratados são: A Loucura e as causas da violência e da brutalidade humana.
7. “… Gomperz começou a falar: - Colega aqui estamos mais uma vez. Sei que o divórcio avança, e longe de mim recriminá-lo; já não é esse o meu papel. Chamei-o para lhe dar uma informação que, digamos, mesmo tendo em conta o seu processo de divórcio… uma informação que de certa maneira me coloca a mim próprio, como dizer?, comprometido… Gomperz fez uma pequena pausa: - Estamos prontos a assumir a responsabilidade. Uma coisa destas não pode acontecer nesta instituição. O que lhe tenho a dizer é isto; a sua esposa, Mylia, está grávida” Nesta pequena parte da obra, Theodor Busbeck toma a decisão de que vai criar esta criança.
“…Mylia tem de falar para quem está do outro lado da porta da igreja. Ganha forças. Procura dentro do corpo a voz mais firme:
- Matei um homem – diz Mylia. – Deixam-me entrar?”
A obra acaba com esta declaração de Mylia,