Jean Piaget
Universidade Estadual do Ceará – UECE
Centro de Ciências e Tecnologia -CCT
Curso de Licenciatura em Geografia
Disciplina: Psicologia da Aprendizagem
Railson Bulcão Pires
Atividade 3:
O vídeo sobre Jean Piaget retrata, inicialmente, um pouco de sua história e posteriormente foi mostrado sua pesquisa que baseada nos conhecimentos em biologia o levou a enxergar o desenvolvimento cognitivo de uma criança como uma evolução gradativa.
Ao utilizar suas filhas em suas analises, criando assim, uma pesquisa empírica, analisando-as em cenários como escolas e parques, percebeu que a aprendizagem é um processo sucessivo, em que a criança se capacita em níveis cada vez mais complexos do conhecimento, ou seja, a aprendizagem se dar numa sequência lógica. Além disso, tal processo são previsíveis e são chamadas, também, de estágios e períodos do desenvolvimento, que se diferenciam pelas diferentes maneiras de interagir, onde adaptam o conhecimento para uma melhor absorção.
Portanto a teoria do desenvolvimento intelectual por estágio tem como ponto de partida a fase em que a criança passa pelo chamado egocentrismo, no qual a criança não ver a necessidade de explicar seus desejos por acreditar que está realizando o processo completo de comunicação, no qual, ao expressar-se obtém uma resposta. Porém esse egocentrismo vai diminuindo a cada nível.
Ele dividiu em quadro momento o desenvolvimento cognitivo das crianças, sendo os mesmos, divididos em:
Sensório-motor (entre 0 a 2 anos): o contato com o meio é direto e imediato, sem representação ou pensamento; a criança constrói esquemas de ação para aprender mentalmente o meio; inteligência prática, noções de espaço e tempo construídas pela ação; a criança vai se separando do objeto;
Pré-operatório (entre 2 e 7 anos): a criança apresenta um certo egocentrismo; começa a se desenvolver um aparecimento de representações mentais, por meio da utilização de símbolos; a criança desenvolve uma