Jean Piaget
Adaptação: É quando a criança tem que se adaptar ao meio em que vive, com isso passando a descobrir novas coisas através dos sentidos (tato, paladar, visão, audição), é onde ela começa a categorizar, e assim começa os processos a seguir:
Assimilação: É quando a criança tem novas experiências, vendo e ouvindo coisas novas, ela tenda se adaptar a esses novos estímulos aos esquemas que ela já possui. Ex: Se a criança começa a reconhecer animais, e o único animal que ela conhece é um cachorro, quando mostramos um cavalo para ela cuja as semelhanças são as mesmas( quadrupede, um rabo, pescoço, marrom, etc), para ela o cavalo será um cachorro, pois a única estrutura cognitiva que ela possui é de um cachorro. Ai ocorre o processo de Assimilação, quando ela assimila o cachorro com o cavalo, ai corrigida por um adulto, ela passa a adquirir um esquema para cachorro e outro para o cavalo.
Acomodação: É a modificação das estruturas da criança para se adaptar aos novos elementos procedentes do meio. É a chave para o desenvolvimento.
Equilibração: É o processo de assimilação e acomodação mais estáveis, a criança pode vencer as contradições e estabelece o equilíbrio. Ela busca a coerência o que faz sentido.
Para Jeans Piaget todas as crianças passam por quatro estágios:
Estágio sensório-motor: Vai do 0 até 2 anos. Trata-se do período em que há o desenvolvimento inicial das coordenações e relações de ordem entre ações. É também o período da diferenciação entre os objetos e o próprio corpo.
Estágio pré- operatório: Dos 2 aos 6 anos. É a fase em que as crianças reproduzem imagens mentais. Elas usam um pensamento intuitivo que se expressa numa linguagem comunicativa, mas egocêntrica, porque o pensamento delas está centralizado nelas mesmas.
Estágio operatório concreto: Dos 6 aos 11 anos. Nessa fase a criança começa a aceitar o ponto de vista do outro, levando em conta mais de uma perspectiva. Tem capacidade de classificação, agrupamento, reversibilidade e conseguem