Jean Piaget
Conceitos Introdutórios
O trabalho de Piaget não era diretamente voltado para a predição de comportamento, nem para a questão de como ensinar as crianças. Seu interesse era explicar como o conhecimento é adquirido =
Epistemologia Genética.
EPISTEMOLOGIA: EPISTEME = Ciência, conhecimento. LOGOS = Discurso, estudo. Estudo sobre as questões acerca da significação e origem das ciências ou dos conhecimentos.
EPISTEMOLOGIA:
Um ramo da Filosofia interessado na investigação da natureza, fontes e validade do conhecimento.
Objetivo: fornecer uma explicação sobre o mundo que permitisse apontar as leis determinantes de todos os fenômenos naturais.
EPISTEMOLOGIA:
Epistemologia Filosófica (especulativa)
Estudo do conhecimento como estado: “O que é o conhecimento?”
Epistemologia Científica (empírica).
Estudo do conhecimento como processo: “Como surge e se desenvolve o conhecimento?”
A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, por se denominar científica, procura, por meio da experimentação, da observação(método clínico), desvendar os processos fundamentais da gênese (origem) e do desenvolvimento do conhecimento humano.
Psicologia Genética: um ramo da Psicologia efetivado por Piaget para dar sustento experimental às suas afirmações epistemológicas.
Objetivo: a investigação epistemológica sobre a gênese do conhecimento [lógico-matemático].
Piaget = sua teoria é conhecida como epistemologia genética
A inteligência é definida como uma forma de adaptação do organismo ao ambiente.
O intenso estudo de Piaget em biologia contribuiu para sua visão de que o desenvolvimento mental é um processo de interação entre o indivíduo biológico e o meio ambiente.
Concepção de Inteligência
Para Piaget, a criança nasce biologicamente equipada para realizar uma grande variedade de respostas motoras (reflexos), que constituem a armação para os processos de pensamento seguintes.
A inteligência é definida como uma forma de adaptação do organismo ao ambiente = atos intelectuais