Jean-Jacques Rousseau
Jean-Jacques Rousseau
Itapevi, 27 de Maio de 2015
Filosofia
Trabalho entregue sob a orientação do Prof. ______ para obtenção de nota do 2° Bimestre, 2015.
Itapevi, 27 de Maio de 2015
Índice
1. Introdução 4
2. Jean-Jacques Rousseau 5
2.1 6
3. Conclusão 7
4. Bibliografia 8
1.
Introdução
Este trabalho tem como tema JJ Rousseau um importante filósofo, teórico político, escritor e compositor autodidata suíço; considerado um dos principais filósofos do iluminismo e um precursor do romantismo. Ao defender que todos os homens nascem livres, e a liberdade faz parte da natureza do homem, Rousseau inspirou todos os movimentos que visaram uma busca pela liberdade. Incluem-se aí as Revoluções Liberais, o Anarquismo etc.
Sua influência se faz sentir em nomes da literatura como Tolstói e Thoreau, influencia também movimentos de Ecologia Profunda, já que era adepto da proximidade com a natureza e afirmava que os problemas do homem decorriam dos males que a sociedade havia criado e não existiam no estado selvagem. Foi um dos grandes pensadores nos quais a Revolução Francesa se baseou apesar de esta se apropriar erroneamente de muitas de suas idéias.
A filosofia política de Rousseau é inserida na perspectiva dita contratualista de filósofos britânicos dos séculos XVII e XVIII, e seu famoso Discurso sobre a Origem e Fundamentos da Desigualdade Entre Homens pode ser facilmente entendido como um diálogo com a obra de Thomas Hobbes.
Jean-Jacques Rousseau
Filósofo suíço natural de Genebra, não chegou a conhecer a própria mãe, que faleceu após o trabalho de parto. Era filho do relojoeiro Calvinismo calvinista, Isaac Rousseau, cujo avô era um huguenote e tinha fugido da França.
O pai de Rousseau saiu de casa quando ele tinha 10 anos, de modo que ele teve uma juventude agitada. Ele morou em lugares diferentes e soube desde pequeno o que era ser