Jean Jacques Rousseau - Sociologia
1705 palavras
7 páginas
JEAN JACQUES ROUSSEAU – O BOM SELVAGEM Jean Jacques Rousseau nasceu em Genebra no ano 1712 e morreu no ano de 1778. Foi um grande escritor e filosofo do seu tempo. Tinha grande inteligência e imaginação. Em suas obras defendeu a ideia da volta à natureza, o homem por excelência, a necessidade do contrato para garantir os direitos da coletividade. Tornou-se motivo de agitação e admiração por causa de suas ideias apaixonadas e loucas, em construir o imenso teórico cabedal da grande revolução de 1789 a 1793. Defendia naquela época o pensamento cientifico e literário da França, a lado de Diderot, D’ Alembert e outros. Colaborou o movimento enciclopedista. Suas obras mais importantes foram: “Julia ou a nova Heloisa” (1761), romance cheio de sentimentos e amor à natureza. “O contrato social” (1762), revela a importância da vida em sociedade e a liberdade, o bem estar junto à mesma. “Emilio ou Da Educação” (1762), um romance filosófico onde mostra o homem como um ser bom e a educação que lhe é oferecida pela sociedade, uma educação negativa, porem elogiando essa educação como a melhor, a única que seria boa. “As confissões” (1781 – 1788, uma alta biografia sobre todos os pontos de vista notável, obra publicada após a morte do autor).
O contrato Social – livro I O que se diz sobre contrato social no livro I: investigou-se se poderia haver uma regra de administração onde ficaria segura e legitima as leis que tornassem os homens tais que são, e as leis tais como poderiam ser. Afim de que justiça e utilidade não se dividissem. Naquele tempo sabia-se da importância do direito ao voto, para eleger seus representantes e razões para amar a sua pátria.
Assunto deste primeiro livro Quanto ao assunto deste primeiro livro dizer que o homem nasce livre, mas na sociedade ser torna escravo, e não concordando com isso, acreditavam que os mesmo se libertariam.
Das Primeiras Sociedades Aqui ele eleva a família com a mais antiga de toda a sociedade, e como