jazz
JAZZ/ CHARLESTON
Trompetista, compositor e cantor, Louis Armstrong
King & Carter Jazzing Orchestra, Houston Texas
OS LOUCOS ANOS 20 Os loucos anos 20 foram uma década de desenvolvimento e animação. A expressão “Loucos anos 20” deuse a uma mudança de mentalidade, o povo para esquecer o pesadelo da grande guerra queria divertirse. Aumentou o entusiasmo pela vida noturna, os cabarés animaramse com o aparecimento de novos ritmos entre eles o jazz, procurouse o prazer e o divertimento e houve o aparecimento de danças como o charleston e o tango. Surgiu também a paixão pelos aviões e automóveis (velocidade). As modas extravagantes seduziram a juventude. As raparigas eram independentes, libertas de preconceitos passaram a usar saias curtas e cabelos à “garçonne". Fumam, praticam desporto e frequentam clubes.
http://www.youtube.com/watch?v=UdKSPPtNf_U
CONCEITO DO JAZZ O Jazz é um dos fenómenos culturais mais notáveis do último século. Não se trata só de um tipo de música, mas sim de um aspecto marcante na sociedade de hoje. O Jazz não depende só de sons produzidos por uma certa combinação de instrumentos. É formado também pelos seus músicos, de todas as cores, extratos sociais, nacionalidades e experiências. Hoje é uma música considerada “sofisticada” mesmo tendo aparecido nos longínquos e pobres saloons do vale do Mississípi.
JAZZ NOS ANOS 20 O período do fim da I Guerra Mundial até ao inicio da depressão de 1929 é conhecido por “Idade do
Jazz”. O Jazz tornouse popular na América embora tenha sido considerado na altura como música imoral e que ameaçava os valores culturais antigos defendidos pelas gerações antigas. Danças como o charleston foram muito populares durante esse período. As bandas eram compostas por 6 a 12 músicos. Orquestras importantes em Nova