java
O sistema auditivo humano recebe as informações de fontes sonoras simultâneas de maneira seletiva. As representações acusticamente coerentes, denominados objetos ou "imagens" auditivas, são organizadas em processos perceptivos (organizadores) paralelos e seqüenciais. Os processos paralelos organizam os eventos sonoros segundo sua amplitude, freqüência, forma espectral e posição. Os processos seqüenciais lidam com sucessões de eventos acústicos percebidos na forma de um fluxo. Os componentes de um fluxo sonoro apresentam continuidade, como em uma melodia, e são classificados por relações de freqüência, cadência, intensidade, conteúdo espectrais, etc.
A percepção da fala
A percepção da linguagem falada está organizada na forma de uma série de sucessivos processos de codificação.
A nível neuro-sensorial ocorre a codificação neuronal dos estímulos fonéticos. A informação sobre a estrutura espectral destes índices é extraída e estocada numa memória sensorial de curtíssimo termo.
Isto permite a análise dos índices acústicos pertinentes que são confrontados com os traços fonéticos característicos de uma linguagem específica. Ocorre então a filtragem das variações fonéticas que não são características, de maneira a isolar as unidades silábicas pertencentes aos idiomas dominados pelos indivíduos. A nível lexical se dão os tratamentos de acesso ao léxico e de identificação das palavras. À nível sintático ocorre a integração das informações lexicais e sintáticas com a interpretação da mensagem recebida, à nível semântico.
2.2.4 Atenção e Vigilância
Na realidade do trabalho, a detecção responde a um objetivo, mais ou menos explícito, por parte do sujeito, o qual irá organizar a coleta das informações consideradas pertinentes em relação à este objetivo.
A atenção e a vigilância desempenham um importante papel de regulação de todas as entradas de informações, tanto para as detecções dirigidas pelo sujeito (voluntárias e