metodos numericos
Índices de Desempenho de Redes de Distribuição
Marcos Silva Montelo, Anselmo Barbosa Rodrigues, Maria da Guia da Silva
Departamento de Engenharia de Eletricidade
Universidade Federal do Maranhão, UFMA
São Luís-MA, Brasil mark-silva90@hotmail.com, anselmo@dee.ufma, guia@dee.ufma.br
Resumo—Este artigo tem como objetivo avaliar o impacto da
Geração Distribuída (GD) nas perdas, perfil de tensão e carregamento da rede de distribuição. Esta avaliação foi realizada considerando incertezas associadas com a indisponibilidade da GD e erros de previsão de carga. As incertezas foram modeladas usando-se o método de enumeração de estados. Também são introduzidas definições probabilísticas de índices usados para avaliar o impacto da GD nos índices de desempenho da rede de distribuição. Os resultados dos testes em um sistema com 33 barras demonstraram que a indisponibilidade da GD tem impacto significativo nas perdas, queda de tensão e carregamento da rede de distribuição.
Palavras-Chave-- Carregamento de Alimentadores, Geração
Distribuída, Enumeração de Estados, Perdas Resistivas, Queda de Tensão, Redes de Distribuição.
I.
INTRODUÇÃO
Atualmente, devido ao crescimento do uso de fontes renováveis de energia e a reestruturação no setor elétrico, tem surgido um grande interesse na integração de GD em redes de distribuição. Estudos revelam que a geração distribuída alcançará 25% de toda energia nova gerada. Desta forma, é esperado que a GD assuma um papel de grande importância para novos sistemas de distribuição de energia elétrica [1].
Devido a isto, há um aumento considerável de aplicação de tecnologias de GD [2], [3]. Estas tecnologias são categorizadas de acordo com a sua capacidade em: (i) Micro: entre 1 W até 5 KW; (ii) Pequena: entre 5 kW e 5 MW; (iii)
Média: entre 5 MW e 50 MW; (iv) Grande: 50 MW a 300
MW.
Em principio, as perdas elétricas, o perfil de tensão e o carregamento de