Jatobar
DISCENTE: Miro Humberto Mendonça
DISCIPLINA: Relações Internacionais
CURSO: Bacharelado em Administração Pública
Questionário Avaliativo
Redenção 2014
As relações Brasil-África no século XXI
Na sua opinião e conforme sua visão pela mídia, o lado de desenvolvimento e crescimento da África está sendo bem divulgado ou ainda se mantém silenciosa? Explique?
A nosso ver, esse lado de desenvolvimento e crescimento do continente africano está como, que pouco difundido, visto que a visão que se tinha da África, como sendo um continente de subdesenvolvimento alastrado, ainda permanece, isso pela insuficiência de informação divulgada pelas mídias.
Quais medidas você sugere, dentre as usadas pelo Brasil, poderia ser adotada pelo governo nos países africanos como erradicação da pobreza?
Os governos dos países africanos deveriam adotar, no nosso ponto de vista, certas políticas públicas de irradicação da pobreza, como por exemplo, fomentar a produção interna, instigar mais a exportação, em detrimento da importação, políticas que incentivem a saúde e a educação, etc.
Qual o fator principal que influenciou negativamente as relações entre Brasil e África? Por quê?
O fator principal que influenciou negativamente as relações entre Brasil e África, é pelo fato de o Brasil ter as suas ações de contato e ligação, no que concerne à qualquer dos setores públicos, mais virados para os países europeus e do norte da América, o que vem assim, arrefecer, por assim dizer, as relações que mantém com a África.
Em pleno século XXI, como você acha que se encontra a discussão das relações internacionais no Brasil em considerações aos países da África?
R: Essas mesmas discussões estão sendo usadas para aumentar essas relações, visto que se quer que aumente as relações entre esses países e o continente africano, mas de uma forma ainda descredenciada.
Diante dos avanços no conhecimento brasileiro, especificamente nas universidades e instituições, sobre o