Jargões da logística
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
ACF – Attainable Cubic Feet ou Espaço Cúbico Permitido.
Acuracidade – Grau de ausência de erro ou grau de conformidade com o padrão.
Acuracidade do inventário (como indicador de eficácia) – É a quantidade de itens com saldo correto, dividida pela quantidade de itens verificados, vezes 100.
ADR – Articles Dangereux de Route ou Transporte de Artigos Perigosos.
AD Valorem – Taxa de seguro cobrada sobre certas tarifas de frete ou alfandegárias proporcionais ao valor total dos produtos da operação (Nota Fiscal da carga).
Agente marítimo – Empresa intermediária que, em nome e por conta do armador ou da empresa de navegação proprietária do navio, atua como depositária das mercadorias enquanto estas se encontram no terminal portuário, assumindo a sua recepção e entrega e cobrando os respectivos fretes
AFRMM – Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante.
Aircraft ULD – Paletes e Contêineres que fazem parte da aeronave.
Airway Bill – Conhecimento de carga aérea, emitido pela companhia aérea para cargas únicas, não-consolidadas.
Alternate Feedstock – Estoque de Abastecimento Alternativo.
Análise estatística – Serve de subsídio gerencial para analisar a frequência e intensidade de qualquer item durante determinado período estabelecido.
ANP – Automated Negotiation Protocol ou Protocolo de Negociações Automatizadas.
ANSI X12 – Um conjunto de normas promulgadas pelo American National Standards Institute, para uso na formatação e manuseio de documentos relacionados à compra transmitidos via EDI.
Área de expedição – É a área demarcada nos armazéns, próxima das rampas/plataformas de carregamento, onde os materiais que serão embarcados/carregados são pré-separados e conferidos, a fim de agilizar a operação de carregamento.
Área de quebra – É a área demarcada nos armazéns, geralmente próxima da entrada, onde as embalagens, produtos e materiais recebidos são desembalados, separados, classificados e até