Jardin Possible
Jardin Possible
O projeto Jardin Possible foi realizado em Marseille, França, em 2013 pelos coletivos Coloco e Safi, os quais conhecidos por realizarem diversos eventos criativos.
O coletivo Safi tem entre seus integrantes artistas plásticos e cenógrafos, que examinam as relações entre as pessoas e seu meio ambiente, bem como os impactos causados por mudanças no mesmo. Enquanto isso, os membros do coletivo COLOCO criam arquitetura, filmes, instalações, desenhos e projetos participativos que envolvam os usuários finais no processo de desenvolvimento do projeto.
Jardin Possible tem como objetivo mudar o espaço para promover a interação e dar oportunidade para que os cidadãos mostrem seus trabalhos e “criem” cultura. Ele é desmontável, podendo ser levado para vários locais de acordo com a necessidade e mudanças ocorridas no espaço, já que a população acaba tendo outras prioridades ao longo do tempo e talvez aquele espaço precise ser utilizado para construção de escolas, hospitais, pontos comerciais e até mesmo área de lazer. Isso permite uma maior abrangência e diversificação do público atingido.
Outro aspecto importante é a variedade das atividades que podem ser realizadas no Jardim, pois cada região se expressa de uma maneira diferente. Além de ser um projeto cultural, também auxilia em outros serviços públicos, como educação, lazer, esporte etc. É uma forma de enriquecer a rotina das pessoas.
Acima de tudo, a ideia de um espaço interativo é uma maneira inusitada de arquitetura por se preocupar não só com estética e construção, mas também com o cotidiano e necessidade do conjunto, trazendo melhorias sociais e despertando interesse dos envolvidos para outras áreas.
Referência Bibliográfica:
• XTRA STANDAR PUBLIC SPACE. Todo por la praxis. , 2014. Disponível em: . Acesso em: 18 ago. 2014.
• MARSEILLE-PROVENCE. Jardins possibles – collectifs safi et coloco. , 2014. Disponível em: . Acesso em: 20 ago.