Jardim
As premiações revelam líderes de projetos socioambientais de todo o país à frente de iniciativas inovadoras para benefício direto de pessoas em situação de risco social e/ou ambiental, sejam eles consolidados ou em início de carreira. Nesse ano, trazem duas novidades:
- categoria Menção Honrosa, na qual o Instituto Humanitare premiará iniciativas ligadas ao Ano Internacional de Cooperação pela Água;
- extensão dos benefícios oferecidos pela Fundação Schwab aos três finalistas mais bem avaliados e aprovados pelo seu Conselho (nos anos anteriores, apenas um era selecionado).
No site folha.com.br/empreendedorsocial, encontram-se formulário de inscrição, regulamentos e informações úteis.
O Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EAESP (GVces) apoia esta iniciativa.
Empreendedor Social
O Prêmio Empreendedor Social é reconhecido como o principal concurso de empreendedorismo socioambiental da América Latina. Ele chancela e dá visibilidade a mentores de cooperativas, negócios sociais e organizações da sociedade civil, que atuam há pelo menos três anos em iniciativas inovadoras, sustentáveis, com impacto social comprovado e potencial de influência em políticas públicas.
Respeitando esses critérios, os candidatos com mais de 18 anos podem ter foco em diversas áreas, como agricultura, meio ambiente, cultura, desenvolvimento de negócios, educação e saúde, entre outras.
Em 2013, devido a uma mudança nas regras, não apenas um, mas três finalistas poderão ter acesso aos fóruns econômicos regionais e mundial, a serviços jurídicos internacionais e a bolsas de estudos em instituições como Harvard e Stanford, nos Estados Unidos, e Insead, na França (veja abaixo a listagem das