Jarbas Resumo
Nos anos 50, os engenheiros de alimentos da empresa Betty Crocker (empresa norte-americana de produtos alimentícios), criaram uma mistura para bolo instantânea, achando que teriam em mãos um campeão de vendas. Mas não foi bem assim que aconteceu, pois aas mulheres que compraram o produto e fizeram o bolo tiveram uma opinião diferente, porque elas não se sentiam realizadas, não tinham um envolvimento com o produto pois era só adicionar água. Devido a isso, a Betty Crocker reformulou a mistura, que além da água era preciso também adicionar o ovo. E as respostas que os pesquisadores obtiveram foi na verdade, um insisgth: é preciso adicionar orgulho de volta do processo da fazer um bolo. Mesmo essa história sendo verdadeira ou não, foi contada inúmeras vezes aos pesquisadores, para demonstrar que: se você quer saber o que um consumidor pensa...pergunte. Então escute. E então pergunte novamente para ver se entendeu direito. E, antes de dar o que eles querem pergunte e escute outra vez. É para isso que fazemos o Focus groups. O Focus groups é uma parte invisível do ferramental de marketing, pois Os consumidores raramente dão a solução, mais ajudam a definir o problema. Sendo que a suspeita é que nenhuma dona-de-casa disse à empresa que faltava o ovo. Simplesmente expressaram certa relutância, sem saber muito o por quê. Na verdade, o problema não era com o produto e sim com a conexão emocional que liga um produto ao seu usuário.
Os focus groups , são para entender o que os produtos significam para os consumidores em suas mentes, e não em seus bolsos.
Para ir além dos Números
Os focus groups são uma técnica de pesquisa qualitativa, que permite um aprofundamento além das medições. Seu valor está na habilidade de permitir que o cliente entenda totalmente a preferência por uma marca, uma decisão de compra ou a falta de interesse em um produto bem divulgado.
Os focus groups funcionam melhor nas seguintes tarefas:
Explorar os hábitos