jar teste
Procedimentos para analisar bactéria na água de chuva após dosagem de cloro
Foi pegado um recipiente (jarra) de 4000ml (V2) de água de chuva, para achar o valor de cloro a ser diluído fizemos cálculos da concentração de 2,0 mg/l de Cl que vale C1 =2000 mg e C2 vale 0,2 mg/l. Pegamos esses valores jogamos na formula C1 (2000) *V1= C2(2,0) *V2(4000), calculamos e achamos o volume (v1) 4ml de cloro (hipoclorito) que vai ser acrescentado com auxílio de uma pipeta volumétrica. Antes de acrescentar o cloro, tiramos a amostra 1 (padrão) no tempo 0, e depois adicionamos o cloro no recipiente e mexemos até homogeneizar.
Aguardamos 10 minutos a homogeneização, depois de concluído colocamos em 4 frascos(amostras), aguardando um tempo de 10 ,20,30 e 40 minutos para cada frasco para fazer a coleta. Depois de coletado fizemos um ensaio para determinação do cloro livre e cloro total, com reagentes solução de tampão (1) , indicador DPD (2) Tiocetamida(3) e Iodeto de Potássio (4).Pegamos cada amostra por vez seguindo a sequência das amostra e o tempo, foi feito o ensaio de cloro livre colocada numa cubeta 5 gota da solução de tampão e de DPD e 1 gota de tiocetamida e adicionou 5ml da amostra ,depois fizemos a leitura no espectrofotômetro usando a amostra 1 como padrão .Esse procedimento vale também para determinação para cloro total, acrescentando o iodeto de Potássio e fazer a leitura no aparelho.
Depois de feito a determinação do cloro livre e total, pegamos as 5 amostras contando com a amostra padrão para fazer ensaio bacteriológico. Adquirimos 25 tubo de Caldo lactosado (CL), dividimos 5 para cada amostras e colocamos 10ml em cada tubo de ensaio CL de cada amostra. Depois de 48 hs foi feito a leitura das bactérias, amostra 1em tempo 0 os 5 tubo deu positivos, Amostra 2 tempo de 10 min e a 3 tempo de 30 min deram 5 negativos, amostra 4 tempo de 30min deu 4 positivos e 1 negativo amostras 5 tempo de 40 min os tubos ficaram negativos.
Os tubos de