Teste de Jar
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Licenciatura em Tecnologias de Produção de Biocombustíveis
Operações Unitárias II
___________________________________________________________
Trabalho Prático- Utilização do Teste de Jar para determinação das condições ótimas de coagulação e floculação de águas a tratar.
Resumo
O chamado ensaio dos jarros (Jar Test) é um dos testes mais utilizados, que determina a dosagem ótima de um agente coagulante. Este teste possibilita a aplicação de dosagens diferentes, sendo que destas é escolhida a que clarifica melhor a água. A determinação das dosagens ótimas é feita por tentativa e comparação; para isso utiliza-se um aparelho floculador (Jar test), o qual permite a execução de vários ensaios simultâneos.
Objetivo
O teste de Jar é um instrumento comum de análise e verificação das condições de coagulação, floculação e clarificação das águas tratadas nas Estações de Tratamento. Na prática permite proceder a um ajustamento periódico das dosagens dos agentes coagulantes uma vez que ao longo do tempo de funcionamento vai havendo alterações (muitas vezes significativas) das características das águas a tratar. O objectivo concreto do teste é a determinação da quantidade exata de coagulante e o pH ótimo para que ocorra a sedimentação. Trata-se de obter o melhor acerto entre o valor de pH e a dosagem do coagulante.
Fundamentação Teórica
O uso de água para consumo humano envolve um tratamento rigoroso do modo a serem cumpridos padrões de qualidade impostos pela legislação em vigor.
O teste de Jar constitui um processo de separação das impurezas presentes nas águas a tratar, processo esse que se desenvolve sobretudo em estações de tratamento e que é composto por três
1
etapas fundamentais, a dispersão rápida do coagulante, (a coagulação), a floculação e a sedimentação. A coagulação consiste no conjunto de ações físicas e reações químicas, num curto período de tempo entre o coagulante, (geralmente um sal