Japan
Hoje, o Japão ocupa o terceiro lugar mundial no que diz respeito ao valor do total do investimento em energias renováveis. Segundo as previsões, o investimento vai crescer com um ritomo de 80% ao ano e será dirigido quase que exclusivamente à implementação de sistemas de energia solar.
Com certeza o fotovoltaico é um setor específico: exigente, em termos de tecnologia e know-how, e extremamente competitivo. Mas, graças à confiabilidade que caracteriza a legislação do país e à visão de futuro da indústria, será fácil desenvolver o mercado mirando em qualidade, alta tecnologia, segurança econômica e ambiental.
Mais do que suspender operações nucleares, acidente deve incentivar investimentos em energias alternativas
A crise energética instalada no Japão após o terremoto e o tsunami ocorridos na semana passada deve levar ao encarecimento do custo da energia em escala mundial. A alta de preços irá incentivar os investimentos em fontes alternativas, mas os economistas descartam uma substituição da matriz energética. Esse aumento de custos trará impactos econômicos globais, mas a mais afetada deve ser a Europa.
http://www.br.emb-japan.go.jp/cultura/energia.html Cinco meses depois do desastre, em agosto de 2011, foi aprovada uma lei para o fomento da adoção de fontes de energia renováveis, tais como a energia solar, a energia eólica e a energia geotérmica.
Em resposta ao acidente da Central Nuclear de Fukushima Dai-ichi da Companhia Elétrica de Tóquio, causado pelo Grande Terremoto do Leste do Japão e o tsunami de março de 2011, o governo começou a revisar o seu Plano de Energia Básico e tem considerado a possibilidade de futuras desregulamentações no setor da