Seven eleven japan
- SEJ considera a abertura de lojas aglomeradas a chave de sua eficiência e estabilidade.
- Embora já tenha aberto cerca de 10.000 lojas em 32 das 47 prefeituras no Jopão, a empresa acredita que há espaço para uma maior expansão.
- As vantagens de ter uma estratégia de posição dominante são: Melhor percepção da marca; Maior produtividade do franqueado; Eficácia na publicidade.
- Ao invés de uma expansão simples, a empresa enfatiza os fatores que irão garantir o sucesso de cada loja, incluindo localização, área de mercado, número de domicílios e densidade populacional.
- A analise de rentabilidade das lojas, com forte ênfase em ROI. Esse processo ajuda a gerar uma média diária de vendas de cerca ¥ 656.000 ($ 5.467), superando a média da indústria de 35%.
Franchise Straregy
- Desde o inicio Susuki não investe em lojas no estilo americano ‘greenfild’, onde o franqueador compra as “paredes” ou constrói a loja do zero.
- Paga-se ao franqueado 43% do seu lucro bruto, apesar de alto em relação aos concorrentes, que abrange muitos itens, como taxa de licenciamento de marca, taxas de publicidade, sistemas de informática e serviços de fornecimento de produtos.
- SEJ garante um lucro bruto mínimo para as lojas de baixo desempenho, a fim de apoiar proprietários em troca de seu compromisso em longo prazo.
- SEJ fornece aos seus franqueados o serviço de representantes de campo chamado de “Operation Field Counselors” (OFC). São cerca de 1.300 CFOs que supervisiona entre sete ou oito lojas, fornecendo conselhos sobre operação de armazenamento e ordenação e informações sobre portfólios de itens disponíveis e métodos de vendas. Cada CFO visita cada loja, pelo menos duas vezes por semana e passa duas horas. Esse contato pessoa a pessoa com gerentes de loja é um elemento chave da SEJ sistema de franquia.
- SEJ gasta mais do que ¥3 bilhões ($ 25 milhões) por ano em que reúne CFOs de todas as partes do japão para a sede da SEJ em Tóquio para reuniões