JAMAICA: DA ESCOLA AO OURO
EDUCAÇÃO FÍSICA
PRISCILA CARLA DOS S. AMENDOLA
RESENHA
ARACAJU-SE
2013
ADRIANA DOS SANTOS
PRISCILA CARLA DOS S. AMENDOLA
JAMAICA: DA ESCOLA AO OURO
da Educação.
ARACAJU-SE
201
JAMAICA: DA ESCOLA AO OURO OLIMPICO
A Jamaica é hoje reconhecida como a capital mundial do atletismo, apesar de ser um pais em desenvolvimento e ocupar o 3° lugar entre os países com mais auto índice de homicídios, as Ilhas Caribenhas é a capital de homens e mulheres mais rápidos do mundo. Na Jamaica as crianças tem o primeiro contato com o atletismo muito cedo, pois é a principal brincadeira entre elas. Nas escolas primarias as aulas de educação física são queridas por quase todos alunos, mesmo com tantas dificuldades devido as estruturas e dificuldades financeiras, os alunos treinam em espaços não apropriados e muitos não tem nem um tênis para calçar. É na escola que os alunos ainda adolescentes se acostuma com a pressão das competições escolares, assim ocupam o tempo lúdico com o esporte, diminuindo o índice de jovens nas ruas.
É tarefa de todos que acreditam no direito à educação exigir que o Estado efetive políticas públicas para a educação de qualidade, concebendo-a não como simples acesso às cadeiras escolares e sim à garantia ao conhecimento historicamente construído.
A escola tem um papel fundamental na formação dos atletas, já que este é primeiro contato que os alunos tem com o atletismo e na escola através das aulas de educação física. O Championship (campeonato de meninos e meninas) é o principal campeonato escolar da Jamaica, com mais de três mil jovens de 13 a 19 anos competindo em 4 dias, assim formam-se novos atletas na Jamaica.
Hoje os jamaicanos não precisão mas sair do seu pais para treinar o esporte de base, pois em 1999 foi fundado o clube MVP, dando aos jamaicanos a opção de treinar na Jamaica sem precisar de bolsa para uma universidade