jacaré
Jacarés pertencem à família Alligatoridae e são animais muito parecidos com os crocodilos, dos quais se distinguem pela cabeça mais curta e larga e pela presença de membranas interdigitais nos polegares das patas traseiras. Com relação à dentição, o quarto dente canino da mandíbula inferior encaixa num furo da mandíbula superior, enquanto que nos crocodilos sobressai para fora, quando têm a boca fechada.1 O tamanho de um jacaré pode variar de sessenta centímetros (jacaré-anão) até 6,5 metros (jacaré-açu), podendo pesar de três a quinhentos quilos.
Os jacarés habitam as Américas, tendo desaparecido da Europa no Plioceno.[carece de fontes] Na América do Norte, ocorre, predominantemente, o gênero Alligator. O gênero Crocodylus, da subfamília Crocodylinae, família Crocodylidae, como o Crocodylus acutus, é encontrado ao sul do estado norte-americano da Flórida.
Índice [esconder]
1 Etimologia
2 Distribuição geográfica
3 Classificação Taxonómica
4 Referências
Etimologia[editar | editar código-fonte]
O termo "jacaré" se origina do termo tupi îakaré2 . O termo "aligátor" se origina do termo inglês alligator3 . Já o termo "caimão" se origina do termo taino kaiman4 .
Distribuição geográfica[editar | editar código-fonte]
O jacaré é uma espécie típica do México e América do Sul, assim como o Alligator dos Estados Unidos, o crocodilo da África e o gavial do Pacífico e da Austrália. Todos pertencentes ao mesmo grupo de répteis (crocodylia), contudo apresenta características que o diferênciam enquanto Caimão. Este sendo como um nome comum a diversos jacarés americanos do gênero Caiman.5
Classificação Taxonómica[editar | editar código-fonte]
Família Alligatoridae
Gênero Alligator
Jacaré-americano Alligator mississippiensis
Jacaré-da-china Alligator sinensis
Gênero Caiman
Jacaretinga ou Jacaré-de-óculos Caiman