J2ME
1. INTRODUÇÃO
Aplicações voltadas para computadores móveis, como PDA’s, telefones celulares em geral, sistemas embutidos, possuem cada vez maior demanda. Os dispositivos móveis são conhecidos pelo fato de possuírem recursos limitados, apesar de existir uma variedade enorme de dispositivo, a maioria partilham as seguintes características:
Pequenos em tamanho: geralmente os dispositivos possuem tamanhos reduzidos, já que os usuários finais prezam pela mobilidade e conveniência. Por isso as aplicações para estes dispositivos (interfaces gráficas) devem se adequar às pequenas telas a fim de possibilitar o uso, sem ser incômodo ao usuário. Memória limitada: apesar da tecnologia para os dispositivos móveis estarem em grande avanço, uma boa parte desses dispositivos possuem memória limitada, tanto primária (RAM), quando secundária (disco). Essa limitação é um dos fatores que devem ser considerados quando se desenvolve uma aplicação.
Poder de processamento limitado: assim como a memória, o poder de processamento desses dispositivos é limitado, por isso o desenvolvimento de aplicação para esse aparelhos seguem uma abordagem diferente daquelas para sistemas desktop.
Baixo consumo de energia: a energia que possibilita que esses dispositivos estejam em funcionamento, é a principal preocupação do usuário, pois esses dispositivos precisam poupar o consume de energia, já que possuem um limitado sistema de abastecimento via bateria.
Conectividade limitada: muitos desses dispositivos (a maior parte atualmente) possuem conectividade à internet. Alguns possuem baixa largura de banda, alguns nem possuem, enquanto outros usam conexão de rede sem fio.
Além dessas características também temos a robustez, confiabilidade desses dispositivos e a rapidez de inicialização. Todas essas características são fatores que fazem que o desenvolvimento de aplicativos para os dispositivos móveis deva utilizar abordagem que proporcione o melhor aproveitamento de seus recursos.
Com