J2ME
Carlos Ponce, Alexsandro Filippetto
Faculdade Cenecista Nossa Senhora dos Anjos Gravataí – RS – Brasil eduardoponce@terra.com.br,alexsandro@professor.facensa.edu.br Resumo. Nascido em 1991 pelo projeto Green Project pelos mentores Patrick Naughton, Mike Sheridan e James Gosling, o protótipo Star Seven, atualmente conhecido como Java, foi inicialmente projetado atender a convergência entre os computadores eletrodomésticos. Java foi mais que isso, em 1995 Java foi adotada como uma linguagem de programação robusta e segura, atingindo uma marca de 3 milhões de desenvolvedores em 2004.
1. Introdução
JME ou J2ME (Java Micro Edition, Java To Micro Edition) é uma tecnologia que possibilita o desenvolvimento de softwares para sistemas e aplicações embarcadas como, por exemplo, PDA´s e telefones celulares, mas também amplamente usado em outros dispositivos móveis, como por exemplo, controles remotos. Foram adotadas duas maneiras de abordar os dispositivos móveis, os pequenos e com funções específicas e os que possuem mais recursos computacionais e com uma gama mais diversificada de utilidades.
Os pequenos e com funções específicas rodam em um ambiente JRE com apenas algumas bibliotecas básicas, chamadas de core com dois tipos de configurações, os denominados CDC, que significa Connected Device Configuration, que possuem maior capacidade computacional e do outro lado CLDC, que significa Connected Limited Device Configuration, para dispositivos com menor capacidade de processamento. Estas abordagens foram denominadas como Configurations.
Quanto às máquinas virtuais, elas também são diferentes para cada uma das configurações explicadas acima. Para o CDC, temos a CVM, que significa Compact Virtual Machine enquanto que para o CLDC temos a KVM, Kilo Virtual Machine.
2. CLDC
O CLDC tem como objetivo definir uma plataforma Java padrão, mínima para pequenos dispositivos com as seguintes características:
160kb a 512kb de memória disponível para a plataforma