Fisiologia
Nome: Bruna de Paula Oliveira
1-Quais são as estruturas presentes em um sarcomero? Descreva cada uma.
R: O sarcômero é uma extensão proteica que vai de uma linha Z até a próxima linha Z. Neste intervalo há a zona I (isotrópica), constituída apenas de actina, mais clara porque permite passagem de luz com mais intensidade. No centro do sarcômero há a zona A (anisotrópica), constituída por fibras de actina e miosina sobrepostas, mais escura porque tal sobreposição não permite a passagem da luz. No centro da zona A está a zona H, constituída apenas de uma estreita faixa de miosina. Bainhas de tecido conjuntivo mantêm as fibras unidas. A membrana da fibra muscular é o sarcolema e seu reticulo endoplasmático chama-se retículo sarcoplasmático. Os núcleos das fibras esqueléticas são periféricos, localizando-se junto ao sarcolema, ao contrário das fibras cardíacas, cujos núcleos são de localização central. As membranas que envolvem as fibras musculares são conjuntivas e permitem que os estímulos propaguem-se para todo o conjunto, resultando em contração uniforme. O tecido conjuntivo traz ainda nutrição e hidratação através dos vasos sanguíneos que possui, além de vasos linfáticos e nervos.
2- Como ocorre a passagem de um estimulo nervoso do neurônio para dentro do músculo?
R: O sódio vem do nosso corpo, neurônios, ele abre a vesícula sináptica liberando acetilcolina, ela é quebrada em acido acético + colina, fazendo com que a goteira se abra, passando o sódio para o músculo ocorrendo a contração. A goteira não pode ficar aberta, quando acaba o estimulo a prega subneural forma novamente acetilcolina e volta para dentro da vesícula, e a goteira sináptica fecha novamente.
3- Como ocorre a contração muscular e qual a importância do íon cálcio em tudo isso?
R: A contração de um músculo resulta do encurtamento de suas fibras, o que por sua vez resulta do encurtamento dos filamentos de actina e