Ixodídeos
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CURSO DE BIOTECNOLOGIA
FRANCENYA K. LOPES DA SILVA
WANESSA MOREIRA GOES
ARTUR RIBEIRO
TRABALHO DE PARASITOLOGIA
GOIÃNIA, 2013.
IXODÍDEOS
Pertencentes a classe Arachnida, ordem Acari, onde também se encontram os ácaros das sarnas, de grãos e pó doméstico, micuins e piolhos, os pertencentes de subordem Ixodides, são comumente denominados de carrapatos. São divididos em duas famílias: Argasidae e Ixodidae.
Os Acaris possuem o corpo fundido com a região dorsoventral achatada, suas peças bucais estão presente em sua falsa cabeça, denominada também como gnatossoma e suas aberturas traqueais estão geralmente localizadas no abdômen.
A subordem Ixodídeos, carrapatos, são ectoparasitas que apresentam tamanho relativamente grande e são sugadores de sangue. Também possuem a capacidade de transmissão de patógenos como bactérias, vírus, protozoários e outros. Desta forma a subordem Ixodideos, são os artrópodes que possuem a maior amplitude de transmissão de doenças aos animais domésticos, em relação aos humanos, posteriormente aos mosquitos são os principais vetores de doenças.
PARASITOS DE IMPORTÂNCIA NA MEDICINA HUMANA E VETERINÁRIA
Para interesse na medicina veterinária e humana, duas famílias se destacam: Argasidae e Ixodidae.
A família Argasidae , são denominados carrapatos “moles”, não apresentam aparente dimorfismo sexual e em seu desenvolvimento podem ter no mínimo dois estágios na forma de ninfa. São sugadores e sua alimentação pode durar aproximadamente 30 minutos. As fêmeas postam cerca de 100 ovos de cada vez, chegando a sua fase final da vida com postagem de aproximadamente 800 ovos. Tanto macho quanto a fêmea são carrapatos que apresentam hábitos noturnos. Os gêneros de importância são: Argas e Ornithodorus.
Argas miniatus, é uma espécie do gênero Argas, que não ataca o homem e é um sugador comum em aves. Sua ocorrência em aves pode