Família ixodidae
Curso de Medicina Veterinária
Acadêmicas
Beatriz Espallargas
Mariane de Oliveira
Revisão bibliográfica
Família Ixodidae
Disciplina
Parasitologia Veterinária
Professor
Tiago Gallina
Uruguaiana
2013
BEATRIZ ESPALLARGAS LANCONI
MARIANE GONÇALVES DE OLIVEIRA
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: FAMÍLIA IXODIDAE
Trabalho de revisão bibliográfica feito com o objetivo de obter nota na disciplina de Parasitologia Veterinária do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Pampa.
Professor Tiago Gallina
Uruguaiana
2013
RESUMO
Os carrapatos ixodídeos são ectoparasitas obrigatórios, cuja sobrevivência depende de mecanismos para se localizar, fixar-se e alimentar-se em hospedeiros vertebrados. Por sua total dependência do sangue e tecidos de seus hospedeiros, os carrapatos atuam como vetores de uma série de agentes infecciosos como protozoários, vírus, bactérias, e riquétsias para o homem e animais. A transmissão de patógenos nestes casos pode ser transestadial e transovariana.
Além de sua competência como vetores, causam danos diretos por hematofagia, traumas locais e paralisia via toxinas. Em termos econômicos, os carrapatos são responsáveis por grandes prejuízos.
No Brasil, as espécies de carrapatos de maior importância incluem Boophilius microplus, Rhipicephalus sanguineus, Amblyomma cajennense e Anocentor nitens. Estas espécies se destacam por sua distribuição geográfica ampla e níveis elevados de infestações nos hospedeiros determinando prejuízos econômicos e prejuízos à saúde pública.
Palavras-chave: parasita, ixodidae, carrapato duro
ABSTRACT
Ticks are ectoparasites mandatory ticks, whose survival depends on mechanisms to locate, settle and feed on vertebrate hosts. On its total dependence of blood and tissues of their