Biografia Álvaro Cardoso
WL -. Quando começou em sua vida o escrever literário?
ACG - Já em São Paulo, para onde me mudei em 1964 para estudar. Fiz o curso de Letras na USP. Ali, em contato com o que havia de melhor em Literatura Brasileira e Universal, apurei meu gosto literário e passei a escrever meus romances e contos. Em realidade, já escrevia bem antes que isso. Mais ou menos aos 14 anos, descobrira em mim essa “facilidade” pra escrever que depois fui aprimorando.
WL - O que o levou a estudar Letras? Isto é, o que o inspirou a ser professor?
ACG - Fui estudar Letras sem nenhuma idéia de que queria ser professor. Escolhi esse curso porque lá havia Literatura. Pra falar a verdade, nunca me dei muito bem com as disciplinas de caráter científico, como Matemática, Física, etc.
WL - Sua obra "De Mãos Atadas" é leitura obrigatória do vestibular seriado (1ºano) da Universidade Federal de Sergipe, fale-nos como surgiu a idéia de fazer esse romance.
ACG - Esse romance nasceu de uma espécie de indignação que sinto por ter que viver num país tão injusto e brutal, num país em que as classes sociais são tão separadas, provocando o surgimento de legiões de miseráveis e desfavorecidos da sorte que se entregam, por sua vez, a uma injusta busca de riquezas, apelando para a brutalidade, a força. O tema do seqüestro foi-me inspirado por algo que se tornou bastante banal nas grandes cidades, principalmente em São Paulo.
WL - Sobre o Álvaro Cardoso da vida