Músculos Respiratórios
A. Diafragma - principal músculo inspiratório, com forma de cúpula voltada cranialmente, e separa a cavidade abdominal da cavidade torácica.
É constituído de uma camada muscular que se origina nas costelas inferiores e coluna lombar que se inserem no tendão central. É inervado pelo nervo frênico , que sai das raízes de C3 a C5.
Na inspiração de repouso o diafragma é responsável por 70% do volume inspirado .
Quando o diafragma se contraí o conteúdo abdominal é deslocado para baixo e para frente , aumentando o diâmetro céfalo-caudal do tórax , a parte distal das costelas são levantadas e giram para fora.
Em repouso o deslocamento do diafragma é aproximadamente de 1 cm , e nas inspiração forçada , pode chegar até a 10 cm.
As fibras musculares do diafragma são divididas em porção costal e porção vertebral , as fibras posteriores , vertebrais , originam-se nas 3 primeiras vértebras lombares e nos ligamentos arqueados medial e lateral . As fibras costais originam-se anteriormente no processo xifóide do esterno e nas margens superiores das seis últimas costelas.
Em estudos isolados dessas porções observou-se que as fibras costais ao se contraírem fazem a cúpula diafragmática descer, aumentando a pressão abdominal e a caixa torácica move-se através do movimento de alça de balde. Quando a porção vertebral se contraí , a cúpula diafragmática desce e aumenta a pressão abdominal , porém não age sobre o gradil costal.
As fibras costais do diafragma justapõem-se ao gradil costal , a essa área dá-se o nome de área de aposição.
A configuração geométrica do diafragma é a convexidade voltada para cima , a forma de cúpula do diafragma produz um raio de curvatura na convexidade , que obedece a lei de Laplace (P=Tensão/raio de curvatura ) , quando o diafragma esta alongado , o raio de curvatura está menor , portanto desenvolve mais tensão do que se estivesse aplainado , e com o raio de curvatura aumentado.
B . Músculos Intercostais -