musculos respiratorios
2) Flexores: Psoas maior, ilíaco.
Flexores laterais: longuíssimo, iliocostal, psoas maior.
Extensores: iliocostal, espinhal, intertransversários, rotadores, multífidos.
Rotadores: rotadores
3) Quais os músculos que mantém a lordose lombar e cervical.
O encolhimento do reto anterior provoca uma tracção em direcção à parte inferior da crista ilíaca, avançando deste modo a bacia, o que aumenta o arqueamento dorsal.
Músculos que mantém a lordose lombar: músculos lombares, pequeno e grande psoas, ilíaco (situado na face interna da bacia), direito anterior.
Músculos que mantém a lordose cervical: longuíssimo da cabeça, iliocostal, espinhal, interespinhais.
4) Músculos que mantem a cifose torácica: isquiotibiais, longuissimo do torax, iliocostal, espinhal, rotadores e interespinhas.
5) Os principais músculos inspiratórios são o Diafrágma e os intercostais externos
Existem outros MÚSCULOS do tórax que também intervêm na inspiração, ainda que de forma secundária, nomeadamente nas inspirações profundas ou quando existe algum obstáculo ou dificuldade a entrada de ar. Os mais importantes são os peitorais, que revestem a parede anterior do tórax, e os esternocleidomastoideus, que se encontram por cima das clavículas e nas zonas laterais do pescoço.
6) Os músculos principais para a realização da expiração são os abdominais e intercostais internos.
7) Músculos fásicos: apresentam pequena concentração de mioglobina, têm grande potência e velocidade de contração e entram em fadiga rapidamente. Têm 14 a 15% de fibras tipo I, tem como função impedir o desequilíbrio, quando possível, e controlá-lo ou limitá-lo, quando necessário. Sua ação é reflexa e inconsciente.
Músculos tônicos: são também chamados de vermelhos, devido ao grande teor de mioglobina. São resistentes à