oque são os Mangás
A produção de mangá foi interrompida durante a Segunda Guerra Mundial e retomada somente em 1945, tendo o Plano Marshall como seu propulsor, pois parte das verbas desse plano era destinada a livros japoneses. A prática de ler mangá aumentou consideravelmente nesse período, pois com a guerra poucas atrações culturais restaram. Foi nessa época que surgiu o que podemos chamar de “Walt Disney Japonês”, o Ossamu Tezuka, criador dos traços mais marcantes do mangá: Olhos grandes e expressivos.
Com o passar do tempo o mangá saiu do papel e foi parar na televisão, transformando-se em animes (desenhos animados), ganhando mais popularidade e aumentando o número de fãs em todo o mundo. As histórias são sempre variadas e com roupagem sempre nova, personagens expressivos e heroicos como, por exemplo, “Dragon Ball Z” (personagem principal: Goku), “Yu Gi Oh” (personagem principal: Yu Gi).
Há vários termos japoneses que definem gêneros tanto do anime como do mangá:
* shoujo: são voltados para um público feminino jovem. o shoujo-ai: romance entre personagens femininos. o mahou shoujo: caracterizados por garotas com poderes mágicos.
* shounen: são voltados para um público masculino jovem. o shounen-ai: romance entre personagens masculinos. o mahou shounen:garotos com poderes magicos, este gênero foi criado depois de magical girl.
* seinen: animes voltados para homens adultos.
* josei: animes