itália 1ª Guerra Mundial
Unificação da Itália
-disputa política
- Corrida armamentista
Durante a Guerra:
Sistema de alianças:
- O aumento das tensões podia ser verificado desde o final do século XIX. Os países europeus procuravam então organizar os exércitos, produzir armamentos e fazer acordos entre si para garantir força na disputa.
- Tríplice Aliança - Reunia o Império Alemão, o Império Áustro-Húngaro e a Itália, desde 1882, com o objetivo de enfrentar o expansionismo francês na Europa.
- Iniciada a Guerra, a Itália declarou-se neutra e posteriormente apoiou a França, o Império Otomano aliou-se a Alemanha e por suas rivalidades com a Rússia. A Bulgária, que tinha grandes interesses na Península Balcânica, também se alia à Alemanha.
-Tríplice Entente - Tem por base a Entente Cordiale, formada em 1904 pela Grã Bretanha e pela França para opor-se ao expansionismo alemão. -Em 1907, com a adesão da Rússia, ela se transforma na Tríplice Entente. Durante a guerra, outras 24 nações incorporam-se à Entente, formando uma ampla coalizão chamada de Aliados.
A guerra e a intervenção da Itália:
-Em 24 de maio de 1915,o governo Italiano declarou guerra à Áustria popoio e anunciou para o exército por um anúncio que atraiu as guerras do Risorgimento. Nem interesses comerciais e desejo de dominação nos empurrou para lutar, mas esses mesmos ideais de liberdade, nacionalidade e justiça que inspirou nossos pais.
-Em 1915, a infantaria italiana, sob o comando do general Luigi Cadorna, discutiu com lutas grande impulso incontáveis, alcançar metas específicas, mas sem alcançar resultados decisivos: entre as principais ações incluem as batalhas de Monte Nero, a glória da montanha, do Casteinuovo Karst de San Michele e San Martino del Carso, Oslavia, Col di Lana, na Cadore. Cada uma dessas ações nos custou o sacrifício de milhares de soldados, mas eles custam as maiores perdas para os austríacos, que em 1915 tinha na nossa frente 220 000 homens fora de ação. Eles, no entanto,