Primeira Guerra Mundial
O presente trabalho de História 10ª Classe, tem como principal abordagem ou enfoque a “Primeira Guerra Mundial”.
De frisar que a 1ª Guerra Mundial começou por vários motivos, sendo que quatro serão destacados aqui de forma breve e clara de modo a facilitar o leitor: o nacionalismo, o imperialismo, as alianças e a corrida armamentista. Esses e outros motivos, como o assassinato do arquiduque Franz Ferdinand, geraram as várias batalhas entre países europeus, como Áustria, Sérvia, Alemanha, Rússia, França, Bélgica, Inglaterra, entre outros.
O século XX foi o século em que ocorreram as duas Guerras Mundiais, que marcaram o mundo para sempre. O nome já diz o quão grande elas foram, e o que mudou por causa delas. Suas consequências chegam até os dias de hoje. Durante o período das guerras, a tecnologia bélica se desenvolveu muito, a medicina obteve grandes avanços e o mundo teve seu primeiro contato com a energia nuclear. As guerras deram origem a outros grandes conflitos, como a Guerra Fria e o conflito entre Israel e Palestina.
1ª Guerra Mundial (1914-1918)
A 1ª Guerra Mundial começou por vários motivos, sendo que quatro serão destacados aqui: o nacionalismo, o imperialismo, as alianças e a corrida armamentista. Esses e outros motivos, como o assassinato do arquiduque Franz Ferdinand, geraram as várias batalhas entre países europeus, como Áustria, Sérvia, Alemanha, Rússia, França, Bélgica, Inglaterra, entre outros.
O Nacionalismo se manifestava em vários lugares: no Império Austro- Húngaro, com o desejo de independência de eslavos; na Rússia, querendo tirar da Turquia o controle dos estreitos que ligam o Mar Negro ao Mediterrâneo e na Alemanha, que ambicionava expansão territorial. Já o imperialismo econômico criou conflitos entre os países europeus, visto que os países lutavam para conquistar o mercado e as fontes de matéria-prima. Isso piorou quando a Alemanha e a Itália se juntaram e entraram nos conflitos. A Inglaterra