Sociologia
A atividade dessa unidade consiste na produção textual de uma análise reflexiva a partir da reportagem “Megacidades”, do Jornal Estadão disponível no endereço eletrônico: http://www.estadao.com.br/ megacidades/sp_mancha.shtm
Seu texto deverá tomar como base o conteúdo estudado nesta unidade sobre a Escola de Chicago e o surgimento da sociologia urbana para compreender o fenômeno crescente de cidades que se tornaram megacidades. Descreva a respeito dos problemas de uma grande cidade.
Os problemas que envolvem as grandes cidades
A cidade grande disponibiliza mais oportunidades de emprego impulsionando o processo migratório e a mobilização dos desempregados. Essas pessoas muitas vezes acabam se proliferando em moradias nos terrenos de baixo custo, ou mesmo fazendo com que o índice de invasão de terrenos públicos na periferia das cidades menores aumente. O crescimento das grandes cidades tem influído sobre as classes altas, não abrange as pessoas em sua totalidade, pois existe uma má distribuição de renda. "A urbanização dispersa gera novas preocupações, como a distribuição de água, coleta de lixo e transporte público em um ambiente fragmentado, esses serviços são mais difíceis de serem implementados". As cidades ainda padecem de falta de planejamento e de soluções eficientes para problemas urbanos, onde poucos desfrutam de boas oportunidades e aderem a uma boa qualidade de vida evidenciada pela desigualdade social.
Esses são apenas um dos exemplos dos problemas que contextualizam as cidades grandes. Poderíamos citar também, a necessidade diária que as pessoas possuem de se deslocarem e passarem grande parte do seu tempo enfrentando o transito e congestionamento. Assim é necessário que o governo articular políticas de integração que garantam maior mobilidade urbana, uma vez que seus habitantes trabalham em uma cidade, moram em outra, compram e se divertem em uma terceira.