ITAU UNIBANCO estudo de caso
O Itaú é um banco brasileiro sediado em São Paulo, braço do Itaú Unibanco Holding S.A. Segundo o site da empresa, foi fundado em 1945 e atualmente atua em 20 países. O banco é voltado ao setor de varejo e múltiplo oferecendo serviços de finanças e seguros a milhões de clientes.
Em 2008, o tornou-se o maior banco do hemisfério sul, após ser anunciada a fusão com o Unibanco, ultrapassando seu rival Bradesco. De acordo com o site, “Nossa marca é nossa cara. E ela tem uma vida repleta de personagens que ajudaram a desenhar sua história. É um banco que pode realizar sonhos, investir em grandes ideias e transformar uma sociedade. ” Atualmente conta com mais de 95,7 mil funcionários (7mil no exterior), e os principais serviços e segmentações do banco envolvem: Itaú, Itaú Personnalité, Itaú Uniclass, auxilio com o poder público, com uma estrutura dedicada a órgãos públicos federais, estaduais e municipais, além do relacionamento com micro, pequenas e médias empresas. Também destacamos as instituições do banco, Itaú Private Bank, Taií e o Itaú BBA. De acordo com a publicação anual do site da Forbes, Global 2000 de 2014, envolvendo as 2000 maiores empresas públicas globais, banco está em 46º, entre a Pfizer (45º) e Ford Motor (47º).
DIVERSIDADE DENTRO DA EMPRESA
De acordo com o site da empresa, o Itaú conta com 95,7 mil colaboradores. No ano de 2013, foram realizadas 10.534 contratações, com mais da metade (5.947) por programas como o de inclusão de pessoas com deficiência e o do jovem aprendiz.
Segundo o relatório anual de 2013,
“Parte indissociável do processo de valorizar a diversidade é não perder de vista questões individuais, que requerem recursos, estrutura e ambiente norteados por respeito e diálogo (...) acreditamos que valorizar a diversidade é reconhecer que as pessoas são diferentes e que essas diferenças somam valor aos resultados. Equipes heterogêneas tendem a ser mais criativas, inovadoras e a entender melhor as necessidades dos