ITAPorã: 1970-2013
1. AS MUDANÇAS OCORRIDAS EM ITAPORÃ-MS ENTRE 1970 E 2013 E AS SUA RELAÇÕES COM A CIDADE DE DOURADOS-MS
2. INTRODUÇÃO
Este PROJETO DE PESQUISA tem por objetivo demonstrar as transformações ocorridas em Itaporã-MS, a partir da década de 1970 até os dias atuais, e também, sua relação com a cidade de Dourados-MS, pois a mesma exerce forte influência em Itaporã. Vale ressaltar que a cidade de Itaporã tem uma população de 20.865 (dados divulgados pelo IBGE no ano de 2010), e situa-se a 17 quilômetros de Dourados, com um tráfego diário de pessoas deslocando-se à cidade vizinha por vários motivos que serão pontuados e discutidos no presente trabalho.
3. JUSTIFICATIVA
Itaporã é uma cidade de pequeno porte que se caracteriza pela forte atividade agrícola. Porém, com funções urbanas inexpressivas, função essa que cabe a cidade de Dourados, que exerce forte influência na chamada Região da Grande Dourados. As relações entre as duas cidades ficam mais fortes a partir da década de 1970, devido às novas técnicas consideradas modernas na agricultura e as novas relações de trabalho e produção.
Nesse sentido, Dourados desempenha o papel de cidade mais desenvolvida economicamente, fornecendo serviços urbanos especializados e, nesse sentido, apresenta a necessidade de mão-de-obra mais qualificada, causando a atração de pessoas residentes em cidades de menor expressão em busca de melhores condições de vida.
Itaporã torna-se então uma cidade destinada à moradia, com muita gente trabalhando em Dourados e em usinas, mais por vários motivos não abrem mão de morar em Itaporã dentre os quais destaco à “tranquilidade” e o valor do aluguel mais acessível. É notório que devido à expressividade agropecuária do município, há uma grande quantidade de armazéns, secadores e oficinas mecânicas e