isotônicos
Isotônicos são bebidas à base de água, sais minerais e carboidratos (6 a 8%), ideais para reposição de líquidos e eletrólitos perdidos através do suor durante atividade física. São chamados isotônicos por possuírem formulação semelhante ao plasma, o que facilita a absorção.
Refere-se à isotonia , que em química, significa a igualdade de pressão entre duas soluções. Em estética se refere ao tratamento que estimula a ação muscular, para queimar gordura localizada.
Só há necessidade de consumi-los se você perder mais de 2% de peso corporal durante a atividade física.
As bebidas isotônicas são soluções cuja concentração de moléculas (osmolalidade) é semelhante aos fluidos do nosso corpo (280-340 mosmol/Kg) e, portanto, podem ser incorporados e transferidos para a corrente sanguínea através do processo osmótico.
São usadas principalmente para repor água e sais minerais perdidos pela transpiração ou outras formas de excreção, pois não interferem no equilíbrio hidroeletrolítico do corpo. São bebidas isotônicas o soro caseiro, água de coco, e outros isotônicos industrializados.
Repor as energias rapidamente. Assim pode ser descrita, resumidamente, a principal função das bebidas isotônicas. Estas possuem concentração semelhante aos fluidos corporais, de forma que podem ser transferidas, facilmente, para a corrente sanguínea, repondo perdas causadas por transpiração excessiva ou diarreia. Os repositores hidroleletrolíticos têm se tornado o suplemento mais consumido por praticantes de atividade física.
ISOTÔNICOS
(Hidroeletrolíticos)
Sacarose
Glicose
Frutose
Aroma
Corantes
Conservantes
Antioxidantes
Acidulante
Suco de frutas
Citrato de sódio – C6H5Na3O7 . 2H2O PM=294,1
Aspartato de magnésio – C8H12MgN2O2 . 4H2O PM=360,6
Aspartato de potássio – C8H12 KN2O2 . 4H2O PM=375,6
Glicerofosfato de cálcio – C6H7CaO6 P PM=220,14
Cloreto de sódio – NaCl PM= 58,5;
Cloreto de potássio – KCl2