Isotônicos e energéticos
O que é?
O termo isotônico refere-se à tonicidade, ou seja, diz respeito à concentração iônica de um líquido em relação ao sangue. Um líquido pode ser hipotônico, quando sua concentração é menor que a do sangue, hipertônico quando a concentração é maior ou isotônico quando a concentração é igual a do sangue.
As bebidas isotônicas são consideradas suplementos hidroeletrolíticos com o objetivo de evitar a desidratação durante a prática esportiva. De acordo com o fisiologista do esporte Raul Santo de Oliveira, da Unifesp, os isotônicos são ricos em sódio,potássio, cálcio e fósforo, nutrientes que quando estão na corrente sanguínea favorecem o funcionamento das células.
Indicação
A bebida isotônica ou esportiva é indicada para atletas e praticantes de atividades físicas prolongadas e intensas. A bebida isotônica é especialmente formulada para suprir as necessidades relacionadas aos exercícios físicos facilitando a reidratação durante, e após a prática de exercícios intensos, repondo água e sais minerais perdidos pela transpiração.
A bebida isotônica não fornece energia, apenas repõe água e os sais minerais perdidos pelo suor, porém, tem a capacidade de retardar a fadiga muscular e melhorar o desempenho em exercícios de longa duração ou aqueles que são realizados sob uma temperatura elevada com sudorese excessiva.
Indicação de posologia
O uso do isotônico é indicado antes dos exercícios físicos, é aconselhável ingerir de 200 ml a 400 ml de líquidos. Pode ser suco, água ou isotônico. Não se faz necessário o uso de isotônico antes dos exercícios se você já fez uma refeição rica em carboidratos, pois a bebida já contém esse nutriente e ocorreria uma concentração elevada de carboidratos no organismo podendo causar a obesidade.
Durante o exercício, é recomendado consumir entre 500 ml e 2 litros de água e isotônico. A quantidade vai depender de quanto de suor a pessoa perdeu. Se suar pouco, deve beber 1 litro de isotônico. Se suar muito, é necessário 1