isospora belli
O que é Isospora belli ?
Isospora belli é um protozoário coccídio oportunista, que teve sua importância aumentada com o aparecimento do HIV/AIDS.
Como é adquirido Isospora belli ?
A infecção é adquirida por meio da ingestão de oocistos esporulados, procedentes da contaminação fecal da água e alimentos. A isosporíase pode ser sintomática ou assintomática, sendo que as manifestações clínicas estão diretamente relacionadas ao sistema imune, onde nos pacientes imunocomprometidos, especialmente com AIDS, provoca um quadro diarréico intenso, com severa desidratação, podendo evoluir para infecção crônica com síndrome de má absorção intestinal. Nos pacientes imunocompetentes os sinais são leves e a doença é autolimitada.
Causas:
A contaminação da água com oocistos esporulados, é um importante fator na prevalência da isosporíase em áreas com precárias condições sanitárias e de higiene.
Sintomas:
Os sintomas da infecção, geralmente autolimitada, em pacientes imunocompetentes incluem diarréia, cefaléia, febre, dor abdominal, vômito, desidratação e perda de peso. Em pacientes infectados com o vírus da imunodeficiência humana (HIV) e naqueles com a síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA), a infecção por Isospera belli apresenta sintomas semelhantes sendo a diarréia mais fluida, com padrão secretório e curso prolongado causando desidratação intensa e, na maioria das vezes, necessitando de hospitalização.
Diagnóstico:
O diagnóstico laboratorial da infecção por I. belli é realizado rotineiramente pela observação e identificação microscópica de oocistos do parasito nas fezes. Outros materiais biológicos podem conter os oocistos: aspirado duodenal e biliar, e material de biópsia intestinal. Os procedimentos e as medidas de segurança utilizados na coleta de amostras fecais para o diagnóstico de outros enteroparasitas são aplicados também para I. belli.
Tratamento:
Infecções por I.belli respondem rapidamente com trimetropim-sulfametoxazol. O