Isomeria
Isômeros, são compostos com a mesma fórmula molecular, mas com arranjos atômicos diferentes, portanto com propriedades diferentes.
Do que depende a isomeria plana, como ela pode explicada e quando ela ocorre?
A isomeria plana depende da localização de átomos na molécula; Ela pode ser explicada por fórmulas estruturais planas, a isomeria plana ocorre quando a diferença entre os isômeros pode ser explicada por fórmulas estruturais plana, os tipos comuns são: Isomeria de Cadeia, posição, compensação e função.
Do que depende a isomeria espacial e como ela pode ser explicada?
A isomeria espacial depende da orientação dos átomos no espaço, a isomeria espacial só pode ser explicada por fórmulas estruturais espaciais.
Exemplo:
cis-2-buteno trans-2-buteno
O que é isomeria de cadeia?
Isomeria de cadeia também chamada de núcleo é aquela que os isômeros tem cadeia diferentes, os átomos ou radicais mudam de posição na cadeia carbônica sem alterar a função química do composto.
Exemplo:
Quando ocorre isomeria de posição?
A isomeria de posição ocorre quando os isômeros têm a mesma cadeia carbônica, mas diferem pela posição das ramificações, ou ligações duplas ou triplas, São isômeros de mesma função química, de mesma cadeia carbônica e que diferem pela posição de um grupo funcional, radical ou insaturação.
- Diferente posição de um radical
Exemplo: C6H14 – 2-metilpentano e 3-metilpentano.
- Diferente posição de um grupo funcional
Exemplo: C3H8O – 1-propanol e 2-propanol.
- Diferente posição de uma insaturação
Exemplo: C4H8 – 1-buteno e 2-buteno.
Quando ocorre isomeria de compensação (ou metameria)? A Isomeria de Compensação ocorre quando os isômeros diferem pela posição de um héteroatomo na cadeia carbônica.
Exemplo:
CH3-O-CH2-CH2-CH3 Metoxi-propano eCH3 - CH2 - O -CH2 - CH3 Etoki-etano
Quando ocorre a isomeria de função? A isomeria de função ocorre