Isolantes
Exemplos e Aplicações dos isolantes líquidos, gasosos e sólidos
| 5115131 - vitor francisco ribeiro matos5115407 – Marlon França oliveira | |
Isolantes Líquidos
Exemplos e aplicações:
Óleos minerais (geralmente extraídos do petróleo) : Seu uso está concentrado nos transformadores, cabos, capacitores e chaves a óleo.
Dielétricos líquidos à prova de fogo: Askarel, seu emprego, entretanto, já é mais recomendado em cabos e capacitores com isolamento em papel pois o askarel ao impregnar o papel confere-lhe uma característica mais homogênea e consequentemente, uma distribuição de campo elétrico mais uniforme, do que se o impregnante fosse o óleo mineral. Com isto a capacitância dos capacitores pode ser elevada em até 40%.
Os askaréis se caracterizam ainda pela ausência de envelhecimento e da formação de subprodutos durante o seu uso. Com isso, varia pouco o valor da rigidez dielétrica de askaréis novos e em uso, não havendo necessidade de sistemas de purificação. Além disso, esse valor de rigidez dielétrica costuma ser mais elevado que o dos óleos isolantes. Sua temperatura de serviço é um pouco superior à do óleo, se localizando a 110ºC.
Óleos vegetais: Tung, linhaça, costumam ser usados em lonas isolantes e fios elétricos.
Solventes: (empregados nos vernizes e compostos isolantes usados em sua maioria em transformadores) Álcool, tolueno, benzeno,benzina, terebentina, petróleo, nafta, acetatos amílicos e butílicos, tetracloreto de carbono, acetona.
Isolantes Gasosos
Exemplos e aplicações:
Ar: O ar, como isolante, é amplamente usado entre todos os condutores sem isolamento sólido ou líquido, como, por exemplo, nas redes elétricas de transmissão e eventualmente de distribuição, onde os condutores são fixados a certa altura através de cruzetas, ou de braços, os quais, fixos a postes ou torres, são equipados com isoladores