Iso 9001
Aline Elias da Silva (UFG) – allyne_elias@hotmail.com
Aline Gonçalves Santos (UFG) – alinegsantos_23@hotmail.com
Cynthia Carneiro Bueno (UFG) – cynthiacbueno@hotmail.com
Gabriella Cristina da Silva Costa (UFG) – gabicris_costa@hotmail.com
Mariana Landim Silveira Lima (UFG) – mariana_lan7@hotmail.com
Resumo: A norma ISO 9001:2000 tem sido amplamente utilizada como modelo para sistemas de gestão da qualidade. Há vários estudos que buscam entender as dificuldades que as organizações enfrentam para implantar e manter um sistema de gestão da qualidade que seja orientado pelos requisistos desta norma. Este artigo avalia como uma empresa de saneamento básico certificada pela norma realiza atividades de melhoria contínua em um de seus sistemas produtivos. Nesse sentido o objetivo deste artigo é analisar como a Superintendência Municipal de Água e Esgoto de Catalão pratica atividades de melhoria contínua frente aos requisitos exigidos pela ISO 9001:2000 bem como sugerir práticas a serem realizadas para obter melhor qualidade dos processos. Para tanto, utilizou-se o método de estudo de caso com uso de entrevista e questionário semi-estruturado.
Palavras chaves: ISO 9001:2000; Gestão da qualidade; Saneamento básico
1. Introdução
O saneamento básico é um dos mais importantes aspectos da saúde pública mundial. Estima-se que 80% das doenças e mais de 1/3 da taxa de mortalidade em todo o mundo decorram da má qualidade da água utilizada pela população ou da falta de esgotamento sanitário adequado (ALLAIS apud ANTUNES, 1996, p. 259).
A qualidade de vida das populações depende do acesso aos bens necessários à sua sobrevivência. A água potável, assim como a coleta de esgoto, tem fundamental importância para a diminuição do índice de mortalidade infantil, pois evitam a disseminação de doenças vinculadas às más condições sanitárias. Águas deterioradas trazem muitos