Iso 9001
As entidades, por sua vez, avaliam se o produto ou o serviço que uma empresa oferece atende aos requisitos mínimos exigidos pelos clientes. A busca pela certificação no mundo corporativo pode ser atribuída também ao mercado. Conseqüentemente, as empresas tendem a melhorar a gestão e os processos.
Porém, o que se constata é que existem empresas atrás da certificação apenas para atender a exigências ou melhorar a imagem por meio de anúncios publicitários. No fundo, esquecem que o mais importante é aperfeiçoar a gestão do negócio. Os requisitos dessas normas deveriam servir à empresa, e não o contrário.
5.1 ISO e seus objetivos
A ISO surgiu como um desdobramento do International Eletrotechnical Comittee (IEC), fundado em 1910 para criar normas técnicas destinadas a atender interesses de clientes e fornecedores e regular os contratos comerciais. Os seus principais objetivos são:
a) Fixar normas as técnicas essenciais de âmbito internacional.
b) Estabelecer as normas técnicas que representem e traduzam o consenso dos diferentes países do mundo.
No Brasil, a ISO é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
5.2 Série de Normas ISO 9000
A ISO 9001 é uma dentre as normas da série de sistemas de gestão da qualidade. Ela pode ajudar a alavancar o melhor de sua organização ao lhe permitir entender seus processos de entrega de seus produtos/serviços a seus clientes. A série ISO 9001 de normas consiste de:
• ISO 9000 – Fundamentos e Vocabulário: esta norma introduz o usuário aos conceitos de sistemas de gestão e especifica a