ISO 9000
ISO (International Organization for Standardization – Organização Internacional para Normalização) é uma organização independente, não governamental composta por membros dos organismos nacionais de normalização de 165 países e há apenas um membro por país.
No Brasil, a ISO é representada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Os membros desempenham um papel vital na forma como operam, reunindo uma vez por ano para uma Assembléia Geral que decide os objetivos estratégicos.
Foi criada em 1946, com sede em Genebra, na Suíça, onde se encontra o Secretariado Central. No entanto, como em cada país de línguas diferentes existiria uma sigla diferente, os fundadores decidiram escolher uma só sigla para todos os países: ISO. Esta foi a sigla escolhida porque em grego isos significa "igual", o que se enquadra com o propósito da organização em questão.
A ISO não é destinada a um ‘produto’ nem para alguma indústria específica. Tem como objetivo orientar a implantação de sistemas de qualidade nas organizações.
CARACTERÍSTICAS
A série ISO 9000 incorpora as seguintes características:
Envolve a alta administração: é muito comum nas empresas que o esforço da Qualidade seja relegado somente ao processo fabril e colocado nas mãos de uma chefia de controle da Qualidade ou similar. Desta forma a alta administração abre mão das suas responsabilidades em relação ao assunto. A ISO 9000 as obriga participar do Sistema da Qualidade.
Sistema é realimentado: a ISO 9000 exige que o Sistema da Qualidade se aperfeiçoe constantemente através de ações corretivas sobre problemas detectados pelo próprio Sistema (p.ex. Auditorias internas).
Sistema é formalizado: a ISO 9000 obriga que as atividades pertencentes ao Sistema da Qualidade sejam documentadas como forma de sedimentá-lo em bases sólidas e passíveis de verificação. Este aspecto é extremamente importante para fins de uma auditoria de certificação por uma entidade ou por um Cliente.
Abordagem para